Evaporador de circulação forçada

Evaporador de circulação forçada

Qual as aplicações do produto

Polpas viscosas de Frutas Tropicais (Manga, goiaba, abacaxi, Frutas temperadas como Pêssego e morango, Polpa de Açaí, Polpa de Frutas Exóticas, Produtos de alta viscosidade.

 

Para quais processos o produto serve

Evaporação de água de produtos líquidos de alta viscosidade, visando a redução de volume e aumento do conteúdo de sólidos.

 

Resumo sobre o produto

Os evaporadores de circulação forçada são empregados para redução do conteúdo de água do produto e aumento do conteúdo de sólidos, visando a obtenção de um produto concentrado.

 

 

Descrição técnica do produto

Os evaporadores de circulação forçada promovem a evaporação mediante a recirculação do produto, através de uma bomba, em alta taxa, em ambiente sob vácuo e com aquecimento por vapor direto em trocador de calor tipo carcaça e tubos.

O produto fica em recirculação, passando pelo trocador de calor e conduzido para a câmara de separação, onde perde água, a qual é retirada em forma de vapor pelo teto da câmara e o produto concentrado é conduzido para o fundo da câmara, succionado pela bomba de recirculação. O vapor retirado do produto segue para reaproveitamento de energia para o estágio seguinte de evaporação ou conduzido para um condensador.

Quando o evaporador dispõe de 2 ou mais estágios, a transferência entre estágios é feita por bombas ou por diferença de pressão entre a zona de descarga (com maior pressão) do estágio a retirar produto e a zona de baixa pressão da sucção da bomba do estágio seguinte, controlado por sensores de nível o qual aciona válvulas proporcionais sanitárias para ajuste de vazão,

 

Os evaporadores de circulação forçada podem ser construídos com até 4 estágios de evaporação para redução do consumo de energia térmica, que são chamados de efeitos térmicos. Para melhor reaproveitamento de energia, recomenda-se aplicar um termo-compressor, retirado de uma câmara de baixa temperatura.

 

O produto pode ser pasteurizado previamente à evaporação, em trocadores de calor tubular, recuperando energia térmica dos estágios de evaporação.

 

Os evaporadores são compostos por um tanque de equilíbrio, estágios de troca térmica, câmaras de separação, um condensador empregando água industrial e um painel de controle. A automação pode ser total, empregando transmissores de vácuo, transmissores de temperatura, medidor de vazão mássico ou refratômetro para controle de concentração e válvulas automáticas de controle de processo para produto e utilidades.

 

Para alguns produtos a concentrar, podem ser desenvolvidos recuperadores de aroma, recuperadores de água evaporada para limpeza, flash coolers os quais promovem o resfriamento rápido do produto e aumento do conteúdo de sólidos, entre outros acessórios.

 

 

Capacidade de evaporação Número de estágios e efeitos
1.000 a 40.000 kg/hora de água evaporada 2 a 4 estágios de evaporação

 

Principais vantagens do equipamento:

  • Menor incrustação nas superfícies quentes e longos períodos de funcionamento
  • Operação simples
  • Pode atingir elevados níveis de concentração
  • Pode ser usado para qualquer tipo de produto, bastando controlar a velocidade de recirculação de produto
  • Quando dotado de válvulas de manuseio do vapor, podem converter-se em simples estágios múltiplos de evaporação e empregados para produtos termossensíveis.
  • Apresenta resultados excelente de retenção de aroma e menor perda de cor
  • Pode concentrar líquidos de baixa viscosidade, apresentado grande versatilidade operacional

Produtos Relacionados

Despolpadeira Vertical Automatica

Pasteurizador Tubular 1500L/H

Solicite um orçamento